Bate Papo: Repouso na Gravidez

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

54891537822155424-t640

Bate Papo: Repouso e/ou Repouso Absoluto na Gravidez.

Hoje vamos bater um papo sobre o Repouso e/ou Repouso Absoluto na Gestação das futuras mamães. Normalmente as mulheres não gostam muito de ter que parar as suas atividades na gravidez, muitas se arriscam e continuam todas as suas atividades até o ultimo mês de gestação. Mesmo sabendo que isso não é o certo e que pode ocorrer algum probleminha.

E para ajudar vocês futuras mamães a evitarem este risco, vamos tirar algumas dúvidas sobre o repouso na gestação e também vamos dar algumas dicas para que você mamãe possa aproveitar esse momento tão bom.

 

Porque fazer Repouso na Gravidez?

É ideal fazer repouso nos primeiros ou nos últimos meses para evitar o grande risco de aborto, futuros problemas na gestação ou quando o bebê nascer. Durante esse período o médico que estiver acompanhando a grávida, saberá o tempo certo de repouso para ela. Talvez ele tire algumas atividades do seu dia a dia, para uma gestação mais tranquila para o bebê e para futura mamãe.

Porque fazer Repouso Absoluto?

Normalmente o repouso absoluto é para as mamães que correm algum risco de aborto espontâneo ou talvez tenham algum probleminha de saúde, e para evitar complicações durante a gestação ou até após a gestação.

O repouso absoluto normalmente é para ficar em casa repousando mesmo e de preferência na cama ou sentadinha, onde não deve realizar nenhum esforço físico, além de evitar grandes emoções.  Ficar nervosa, ansiosa demais ou ter algum susto ou estresse, pode prejudicar. O ideal é evitar qualquer tipo de desgaste emocional, o que vai ajudá-la a ter uma gestação tranquila.

Quais são os motivos mais frequentes em que os médicos sugerem Repouso Absoluto?

– Problemas Respiratórios e Cardiopatias.

– Quando há suspeita de aborto, por ter sangramento ou/e dores fortes no abdomen. Pode ser solicitado pelo médico um Repouso absoluto imediatamente.

– Problemas com a placenta: placenta prévia que pode ocasionar hemorragias, deixando a futura mamãe de repouso absoluto até que tudo volte ao normal e não corra mais riscos.

– Falta de líquido amniótico: Esse líquido é bastante importante na gravidez, ele tem um tom um pouco claro puxando para o amarelo  e ele ajuda o desenvolvimento do feto durante a gravidez.

– Trabalho de parto Prematuro, esse é um medo de muitas mamães. E sim todo o repouso e dicas que o seu médico orientar, é bastante interessante seguir.

– Quando a futura mamãe está grávida de mais de um bebê, normalmente ela é orientada a fazer repouso absoluto próximo ao 6º mês de gestação, para que a data do parto não seja adiantada por causa do peso dos bebês.

– Circlagem uterina: Algumas futuras mamães não mantêm o colo uterino fechado durante a gravidez, e isso causa sangramento e um grande risco de parto prematuro. Para evitar, fecha-se o colo uterino com uns pontos cirúrgicos que retiram antes do parto.  O legal é fazer repouso durante a gestação e após, para que a mamãe se recupere o mais rápido possível.

– Pressão arterial.

– Pré-eclâmpsia: É um distúrbio que atinge algumas futuras mamães na gravidez. Normalmente a pressão arterial começa a aumentar frequentemente. E isso normalmente se torna um caso grave na gestação, e por isso quando é detectada pelo médico esse distúrbio é recomendável pelo médico fazer repouso absoluto imediatamente, já que o único tratamento é o parto. A pré-eclâmpsia pode progredir de maneira lenta ou rápida.

*Mulheres que possam ter esse distúrbio na gestação: Normalmente 5% das futuras mamães, com menos de 18 anos ou mais de 40 anos. Mulheres com obesidade antes da gravidez. Gravidez múltipla. Problemas crônicos que afetam o sistema circulatório, como a hipertensão, lúpus, problemas renais ou diabetes.  Por isso mamães se cuidem muito, sabemos que não têm como evitar algumas coisas, mas cuide bem da sua alimentação para que sua saúde seja bastante saudável e não prejudique você e nem o bebê na gestação.

Depois do parto, normalmente no mesmo dia ou nas primeiras semanas as coisas começam a voltar ao normal, principalmente a pressão arterial.

– Má formação da placenta ou mau desenvolvimento do bebê, também pode causar repouso absoluto para ajudar.

O repouso absoluto favorece um relaxamento dos músculos e diminui a pressão/peso do bebê no colo uterino.

Dica Planeta Mirim: Acompanhamento de um médico, faça o pré-natal certinho, tire sempre suas dúvidas com o seu médico. Não esqueça de seguir todas as recomendações que o seu médico passar, para que você possa ter uma gestação tranquila e saudável. E após a gestação, que você e o seu bebê não venham ter nenhum probleminha de saúde.

 

Sugestões de atividade para fazer no seu Repouso, sem se Esforçar:

– Leia livros, revistas, blogs. Aproveite para aprender coisas que você não sabe sobre a gestação e sobre os bebês.

– Assista vídeos/vlogs no Youtube de mamães dando dicas, mostrando o dia a dia de ser mamãe e dona de casa. Assista vídeos de coisas que você quer saber e  que anime você e o seu dia, não te deixando entediada.

– Assista na televisão ou pela internet: novelas, filmes, séries, telejornais, programas de culinária e programas de entretenimento.

– Escreva bastante. Faça um diário da sua gestação para dividir com o seu filho no futuro.

– Navegue na Internet:  se cadastre em algumas redes sociais, acompanhe grupos relacionado ao assuntos de mamães ou algo que você têm interesse. Faça amizades novas, troquem dicas com outras mamães. Converse com amigos ou familiares que moram longe. Fique atualizada nas noticias.

– Estude, aproveite para estudar assuntos que gosta ou têm curiosidade de aprender.

– Faça cursos online ou alguma faculdade.

– Jogue jogos online ou no vídeo game do maridão.

– Ouça músicas, monte sua playlist ou assista vídeos clipes.

– Tire fotos na sua gestação, divida esse momento nas suas redes sociais, aqui no blog, ou crie um diário com fotos.

– Receba visitas de familiares e amigos. Vai te distrair e alegrar o seu dia.

Mamães aproveitem as nossas dicas, e que esse período em casa seja bastante prazeroso!

E não esqueça que você estará fazendo um bem para você e para o seu bebê. Aproveite esse período de gestação em repouso, porque esse tempo passa rápido demais (têm algumas mamães que não acham)  e logo eles nascem e crescem, e você acaba sentindo falta daquele tempo de gestação. Então aproveite a sua gestação!!

 
Parabéns  para as Futuras Mamães 🙂
 
Mande-nos fotos no instagram com a hashtag:#estougravidapm

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Luciana

Compartilhar este post
468 ad

Gostou do nosso Conteúdo? Adoraríamos receber seu Comentário!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: